Dia a dia

Home 9 Abrace 9 Atividades 9 Dia a dia

​Às 7 horas, começa a movimentação tão cheia de vida na ABRACE. Funcionários, administrativos e de apoio, vão chegando e preparando o espaço para o que o novo dia seja rico como todos.

Profissionais da equipe, que seguem uma grade horária, vão chegando e trocas sobre as propostas específicas do dia vão acontecendo. Todos preparados, recebem os jovens que vão chegando.

Ao chegarem, um “Bom dia” animado e entrega da agenda, que usamos como comunicação com eles e com a família, e guardam as mochilas.

Período da manhã são 4 oficinas, com 50 minutos cada uma, para cada um dos 3 grupos, cada grupo com 8 a 12 jovens.

Às 12 h, horário para o almoço, atividade tão importante como as oficinas. Servem-se num bufê bem caprichado, quando são estimulados a experimentar de tudo e ter atenção à quantidade aceitável.

Logo depois, a higiene, que precede muitas atividades informais: pequenos grupos que conversam, oportunidade para muitas trocas importantes, também com profissionais; outros ouvem música e dançam. Os que estão no mercado de trabalho se preparam e vão para suas atividades para as quais são contratados.

Às 13h inicia-se o período da tarde que conta com 4 grupos de 10 a 12 jovens. São 4 oficinas para cada grupo, com um intervalo entre elas. Durante o intervalo, lanche também caprichado, e novas rodas de conversa, dança e brincadeiras. Muitas risadas!

Caminhando pelos espaços, nos horários em que oficinas acontecem, podemos ver todos em atividade, participando da produção de algo, observar silêncio atencioso a orientações, ouvir perguntas, comentários sobre o que aprenderam, expressões de admiração, uma ou outra risada, compondo um ambiente agradável e produtivo.

Se aparecem conflitos, desentendimentos, dúvidas, imediatamente são trabalhados pois todos, jovens e profissionais já acostumados a contar com esse trabalho de esclarecimento e valorização do bem estar nas relações.

Às 17 h, o dia se encerra. Todos pegam suas agendas e voltam para casa, com um “Até amanhã!” cheio de esperança e quase certeza de amanhã ser novamente um rico dia!!