Saídas para aprender e usufruir

Home 9 Abrace 9 Atividades 9 Saídas para aprender e usufruir

Acreditamos que a rotina pode e deve ser quebrada. Desta maneira, a circulação fora da instituição, sempre programada de acordo com a proposta educacional anual, acontece de forma sistemática.

Assim, desfrutar das atividades e espaços culturais que a cidade oferece trazem vivências diferentes, ricas e prazerosas, assim como oportunizam novas aprendizagens e a construção de comportamentos mais adequados ao espaço e ao momento.

Assistir uma peça teatral ou um concerto, um filme no cinema, visitar exposições e museus, andar pelas ruas do bairro, fazer compras, jogar bola em instituições escolares e outros espaços públicos, andar de bicicleta no parque, ir para a areia da praia ou, simplesmente passear, possibilitam novos modos e novos sentidos para a aprendizagem. E, certamente, diversão e prazer! Para que todos aproveitem ao máximo cada uma destas atividades, qualquer que seja ela, há uma preparação anterior e uma conversa posterior para discutir o que aprenderam, e discriminar aspectos que podem ser melhor aproveitados nas próximas. Além disso, a partir de algumas das saídas, projetos internos são pensados e operacionalizados. (Ver um exemplo no texto “Da Observação à Criação!”.)

Também, apresentar-se numa performance corporal, de dança, de teatro, ou cantar e tocar instrumentos de percussão em apresentações montadas com a participação de todos os jovens e de todos da equipe, trazem também aprendizagem, diversão e vivências de sucesso, que são tão raras na vida da pessoa com deficiência intelectual! Trazem também, para todos os que participam – público que está assistindo, sejam alunos e funcionários de escolas regulares, sejam convidados num evento para arrecadação de recursos ou apenas uma festividade, sejam funcionários de empresas – conhecimento e renovação do olhar da sociedade para a pessoa com deficiência intelectual.

Portanto, essa circulação tão importante para esses jovens, também é para a população que tem a oportunidade de ter contato com eles. Com isso, A ABRACE acredita estar oferecendo à sociedade a oportunidade de quebrar preconceitos e criar novos elementos culturais para que a sociedade seja mais inclusiva.