Temas

Home 9 Abrace 9 Atividades 9 Temas

​POR QUE TEMAS INTEGRADORES ?

Os conteúdos propostos e as estratégias utilizadas se organizam em áreas de trabalho – elevação do conhecimento, leitura e escrita, artes (teatro, música, artes plásticas), educação física, orientação para o trabalho (com inclusão no mercado formal de trabalho) – cujas propostas se intercalam com atividades de lazer e cultura, o que tem como resultado um rico cotidiano.

A integração deste trabalho é feito através de um tema que é escolhido anualmente, em torno do qual todas as atividades são desenvolvidas. Isto é, como não há um rol de conteúdos programáticos a ser seguido, o conteúdo que será desenvolvido será resultado da articulação dos objetivos de cada oficina com o tema anual escolhido.

A escolha do tema é feita pela equipe reunida que considera o tema do ano anterior, fato cultural significativo do ano em curso (interno ou externo a ABRACE), objetivos considerados mais importantes no momento e o projeto apoiado pelo poder público que está sendo desenvolvido.

EXEMPLIFICANDO: no ano de 2019 a ABRACE completou 30 anos. O tema escolhido foi ”ABRACE NOS 30!”, ponto de articulação entre todas as oficinas. A ideia foi oferecer, a estes “meninos e meninas” e com certeza a toda equipe, conhecimentos sobre a história da ABRACE, desde a fundação (fundadores, motivos para fundação, primeiros passos), passando por cada década com a evolução conseguida nos serviços oferecidos, até as importantes conquistas, particularmente na construção de novas práticas para melhor atender a pessoa com deficiência intelectual.

Abaixo, vão alguns relatos de algumas atividades educacionais cotidianas que tornam o dia a dia dos jovens e profissionais bastante rico, produtivo, prazeroso e de muita aprendizagem. Além disso, compartilhamos com os senhores, algumas de nossas atividades extras internas e externas, de caráter socioassistencial, cultural e/ou de lazer.

Vivência Pedagógica, Leitura e Escrita:
Apresentando e discutindo com os jovens de cada grupo, variados acontecimentos e aspectos da época de fundação (1989), no 1º semestre, e a ABRACE Hoje, no 2º semestre.

Oficina de Comunicação:
Trabalhamos aspectos históricos que focassem figuras históricas importantes, veiculadas a grandes mudanças na história do mundo e pessoas importantes na história da ABRACE.

Oficina de Letras:
Introdução do tema, no primeiro semestre, com documentos e textos que fazem parte da história da ABRACE. No segundo semestre, estudo das mudanças de endereço, de gestores e de profissionais, que fizeram ou fazem parte da equipe da instituição.

Cotidiano:
Descobrir as alterações no cotidiano da ABRACE – ampliação no tipo de oficinas oferecidas e em relação à alimentação, e às atividades em geral. Com isso, continuamos estimulando a autonomia para participar das atividades em casa, evidenciando aquelas que os jovens conseguiram acrescentar no seu cotidiano, o que também foi motivo de conversa com os pais.

Informática:
Produção de pequenos vídeos usando celulares, pelos próprios jovens, que registrem o cotidiano da ABRACE, considerando todos os setores da instituição, com registro de depoimentos dos profissionais das equipes sócio educacional, assistencial e administrativa.

Oficina de Arte e Produção:
A produção de material de papelaria (blocos, cadernos, risque rabisque, e peças em mosaico) foi ampliada em função dos eventos de comemoração dos 30 anos da instituição e aumento no número de bazares beneficentes para os quais formos convidados.
Também foi proposto que jovens e profissionais organizassem um registro, em fotos, de sua história de sua vida na ABRACE. Esse material compôs um grande mural onde se entrelaçavam a história de cada um e da instituição.

Oficina de Papel Reciclado:
O trabalho de produção do papel seguiu seu curso também de forma acelerada pois foi utilizado para confeccionar além dos blocos, cadernos (na Oficina de Produção), caixas para embalagens (montadas na Oficina de Manutenção), e releituras e reproduções de quadros, apresentadas num evento para arrecadação de recursos.

Orientação para o Trabalho:
Foi desenvolvido um projeto sobre “Moda”, com ênfase na pesquisa sobre a moda dos anos 80 e 90 (referência a 1989), comparando com a moda atual; abordando profissões e profissionais envolvidos no mundo da moda; visita a um atelier de moda e costura.

Oficina de Manutenção:
O foco foi a manutenção do espaço visando transformá-lo sempre, tornando-o cada vez mais agradável e bonito, além de construção de peças de cenário para os eventos de comemoração dos 30 anos.

Música/Ritmo, Teatro e Dança
Considerando o tema, iniciamos com a retomada do Coro da Abrace, ao qual se introduziu acompanhamento com ritmo (palmas ou instrumentos) recuperando obras já trabalhadas nos anos anteriores que foram sucesso nas apresentações. Montagem da apresentação, em parceria com o profissional de dança e teatro, para os eventos de comemoração dos 30 anos da instituição.

Educação Física/Expressão Corporal:
Além das atividades físicas com foco na área de condicionamento físico, foram oferecidas variadas outras ao som de ritmos e jogos teatrais que exigem o trabalho com expressões físicas relativas a emoções, favorecendo as atividades de teatro e dança.

Cultura e Lazer:
Além das muitas saídas culturais e de lazer, promovemos bazares e eventos comemorativos dos 30 anos da instituição.