Aprendizagem

Home 9 Abrace 9 Estratégias 9 Aprendizagem

A ABRACE vê a aprendizagem como o processo pelo qual competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação, seja isso para os jovens como também para os educadores.

Em primeiro lugar, aprendizagem dos educadores, porque dela depende a aprendizagem dos jovens da ABRACE. Educador aprender o quê? Aprender como usar seus saberes de forma eficaz para o desenvolvimento dos jovens, eficácia essa como sendo fruto/resultante de inúmeras trocas realizadas entre a dupla. Como consequência, desenvolver uma forma de pensar para criar estratégias adequadas no momento da demanda ou fazendo observações que serão discutidas em equipe para construir essas estratégias. Fazendo parte da equipe, o profissional tem um período de adaptação cujo objetivo é de “aprendizagem”: participando das oficinas, pode observar e conviver com os jovens do grupo e a forma de ser, estar e atuar do profissional responsável e, para isso, nesse momento, é também convidado a fazer parte do grupo. Oportunidade de vivenciar um processo condutor de observações, reflexões e descobertas, quando desenvolvem um sentimento da necessidade de buscar meios de compreender o que se passa com cada jovem, aspectos que promovem “aprendizagem e construção de atitudes”, isto é, uma nova forma de atuar. Somente com esse conhecimento o educador pode ajudar esses jovens a construírem seus saberes. Entendemos que os esquemas de conhecimento incluem não só o saber que o profissional já traz consigo, mas também o quão fundamental são os valores, normas, atitudes e estratégias adequadas. E a aprendizagem passa a ser contínua no cotidiano da instituição.

Agora, sobre a aprendizagem dos jovens que atendemos. Profissionais capazes de observar e compreender como o conhecimento é adquirido por cada um, como o cognitivo, o afetivo e o social se interlaçam, promovem a construção de um relacionamento bastante genuíno no dia a dia da instituição, assim como a criação de estratégias que facilitam aos jovens aprendizagem significativa e em consequência, tenham prazer em aprender. Heterogeneidade é uma característica da população atendida pela ABRACE, e essa diversidade facilita e garante a construção coletiva dos saberes para cada um e para todos. Que saberes? Num primeiro momento, construção de comportamentos que deem espaço para o aprender, conhecer, querer saber, querer produzir que garantem que aproveitem melhor as oportunidades de vivências das etapas de um processo, práticas para construção de autonomia, informações relativas a várias áreas do conhecimento, orientações durante propostas para a construção de produções variadas.

Assim, tanto para profissionais como para os jovens é uma aprendizagem por investigação que envolve pesquisa, análise, síntese, avaliação e planejamento/replanejamento, num processo colaborativo e muito prazeroso para todos.