Expressão e Comunicação

Home 9 Abrace 9 Estratégias 9 Expressão e Comunicação

A estratégia Identidade/Socialização é atravessada por essa, Expressão/Comunicação. A comunicação contempla: a expressão do EU, das necessidades e desejos, a aproximação social (estabelecer, manter, desenvolver e fortalecer relações pessoais e vínculos), o estabelecimento de trocas, combinados sociais e a assimilação destes.

A comunicação resulta de um trançado entre compreensão, processo de pensamento e expressão, aspectos que a pessoa com deficiência intelectual necessita de muitos investimentos e estratégias frente ao enorme desafio que representam.

A Abrace atende jovens e adultos e essas pessoas chegam às vezes pouco estimulados e instigados a se expressarem e a se comunicarem uns com os outros.  Portanto entendemos ser essa uma área a ser muito investida por todos nós.

Interessante apontar aqui que observamos que a compreensão em geral é maior do que a capacidade de expressão, dai nosso alto investimento na expressão e trocas legitimas de interlocução.

Por isso, na ABRACE, as situações relatadas na estratégia anterior que acontecem em todas as oficinas (Identidade e Socialização), oportunizam vivências em que a linguagem é exercitada como um instrumento de comunicação muito além de apenas solicitações: trocas pessoais, manutenção de conversas, estabelecimento de combinados, pedir e receber informações (que levam à autonomia) e desenvolvimento de atitudes  culturalmente adequadas  dentro de um grupo social e de produção . Assim, por ser cada jovem parte integrante e importante de um grupo e, com estímulo permanente do profissional responsável, o interesse em comunicar se amplia, decorrente de saber-se escutado, também supor que tenha o que dizer e que todos a sua volta têm interesse em ouvi-lo.

Dessa maneira, valorizam e exercitam mais a comunicação, os processos cognitivos ganham presença, a autoestima se amplia, o “Eu” vai se constituindo e esse jovem acaba por avançar em constituir-se como sujeito.