Ficar “atento” para descobrir habilidades

Tiago chegou com muitas atitudes não adequadas, atuando frequentemente de forma exagerada! Até então, já com tantos anos, não havia frequentado escola, nem outras instituições.

Quanto à família, pai, irmão e irmãs muito presentes, por também cuidarem de uma mãe bastante comprometida por questões de saúde.
Em função das atividades propostas pela instituição, alguns de seus interesses aparecem: qualquer processo de produção o encantava, verbalizava seu “desejo de trabalhar”, mostrava interesse especial por “dançar” e “cantar”.

Também apareceram habilidades – organização, empenho em garantir a qualidade de suas produções, atitude cooperativa. Embora com aspectos fonoarticulatórios bastante comprometidos, “cantarola” as melodias de forma muito afinada. Uma noite, voltando do Teatro Abril, onde vimos à peça “O Fantasma da Ópera”, encantou a todos cantarolando com precisão melódica “All I Ask Of You”, imitando o timbre lírico.

Sua escuta se amplia, provavelmente em função dos constantes retornos sobre seus sucessos. Trabalha melhor com seus impulsos! Comportamentos inadequados diminuem.

Então, um dia… Oficina de Música acontecendo, Erika, educadora responsável está criando um coro com repertório Adoniran Barbosa. Observando, sentiu necessidade de acrescentar elementos de ritmo a esse trabalho. Coloca, à disposição do grupo, instrumentos de percussão. Tiago estava lá. Entre chocalhos, ganzás, tambores, foi direto para o pandeiro. E, simplesmente, batucou. Lindamente!!! Sem que Erika o orientasse! Tocando o pandeiro, atendeu ao que ela tanto desejava para o seu coro de samba! E, daí para sempre, passou a ser o pandeirista oficial no samba, bossa nova, no choro, no pop, na Roda de Capoeira, ou apenas para apresentar-se para uma visita.
Qual a riqueza do Tiago? Um potencial, que “foi mobilizado”, como diz numa entrevista, Eliana Rigol.

Qual a riqueza da educadora? Poder observar, dar-se conta de uma falta, ficar com ela gerenciando dúvidas, pensar numa estratégia e agir. Esse momento foi de imunidade completa ao imaginário cultural, pois se assaltada por ele, nada disso aconteceria. Com isso, mobilizou um potencial do Tiago!

Tiago sente-se muito orgulhoso, o que mostra com sorriso maroto e feliz. Continua como sempre, precisando mostrar-se mas, agora, EXIBE UM TALENTO!!!!