Instituições Públicas

Home 9 Parceiros 9 Instituições Públicas

Clique nas caixas para acessar os conteúdos:

Ministério dos Esportes

Projeto “Educação Física Promovendo a Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual”, no âmbito do Ministério do Esporte.

Este projeto visa oferecer atividades físicas, com o objetivo de promover a saúde física e mental da pessoa com deficiência intelectual. Foram 60 pessoas atendidas com deficiência intelectual. Como objetivo de promover a saúde, através de atividades que oportunizem a habilitação/reabilitação das pessoas com deficiência intelectual da Abrace por meio de atividades físicas no âmbito do Atletismo. Objetivo especifico – desenvolvimento de habilidades físicas, noções de espaço e tempo, ritmo, equilíbrio, autoestima, disciplina e bem estar. Além da promoção da saúde física e consequentemente a mental, tem como benefício a ampliação da possibilidade de inclusão social.

VÍDEO:
Evento de finalização do Projeto Educação Física fazendo a diferença para a pessoa com deficiência.

Ponto de Cultura

Projeto “BatucAbrace – Musicalidade e Ritmo da Pessoa com Deficiência Intelectual”, com a Secretaria Municipal da Cultura

Após montar o BatucAbrace, grupo de percussão, oferecendo Oficinas de Música/Ritmo e atividades relacionadas, que envolvem um grupo de profissionais formados por instrutores de música, fonoaudiólogo e pedagogo (em função do público atendido, pessoas com deficiência intelectual) realizar apresentações.

Incluir nas apresentações um espetáculo interativo, apresentando instrumentos de percussão e funções rítmicas, que registrado em DVD, foi apresentado nas escolas, contribuindo para que a obrigatoriedade da Música como disciplina se cumpra com qualidade.

O projeto teve como objetivo principal a realização de apresentações em escolas, empresas, eventos da comunidade e outras instituições, ampliando o número de pessoas com vivências positivas com esta faixa da população, pessoas com deficiência intelectual, para que novos elementos culturais, relativos à deficiência possam ser construídos e usufruídos. garantia dos direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação das pessoas com deficiência, a partir das suas necessidades individuais e sociais. A Abrace desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão vida social, bem como desenvolve ações articuladas com as áreas governamentais de educação, saúde, transporte e programas de desenvolvimento de acessibilidade.

Making-of do projeto Ponto de Cultura

Ministério da Saúde

Capoeira

Realizamos atividades baseadas nos movimentos de Capoeira, com intuito de trabalhar os aspectos motores: equilíbrio, força, agilidade (ação e reação), coordenação motora, visão e flexibilidade, resultado do convênio com o Ministério da Saúde, PRONAS – Programa de Apoio à Saúde da Pessoa com Deficiência. Além dos movimentos, os golpes e as esquivas, além das danças irmãs da Capoeira: Puxada de Rede, Maculelê, Dança Guerreira e Samba de Roda. E com estas atividades foi montado o 1º e o 2º Batizado de Capoeira relativo a este projeto, o GingAbrace.

VÍDEO:
Projeto “Ginga da Abrace – A capoeira como recurso educacional”

SMADS

Núcleo de Apoio e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência – Convênio com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social –  SMADS – Tem o objetivo da conjugação de esforços e recursos, para assegurar direitos sócio assistenciais para a população que deles precisar, tendo em vista o contínuo desenvolvimento e aprimoramento das atenções oferecidas nos serviços que compõem, em rede, o Sistema Único de Assistência Social de âmbito nacional – SUAS e a política de assistência social na cidade de São Paulo, no âmbito da rede de segurança social, mantendo um sistema de vigilância, monitoramento e avaliação, que assegure padrão de qualidade no atendimento  e garantia de direito.

O presente convênio destina-se ao atendimento de 40 jovens a partir dos 15 anos com deficiência intelectual que vivenciam situações de vulnerabilidade, risco e violações de direitos e ausência a possibilidades de inserção social.  Tem como finalidade a garantia dos direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação das pessoas com deficiência, a partir das suas necessidades individuais e sociais. A Abrace desenvolve ações extensivas aos familiares, de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão vida social, bem como desenvolve ações articuladas com as áreas governamentais de educação, saúde, transporte e programas de desenvolvimento de acessibilidade.

Associação Brasileira para
o Adolescente e Criança Especial*
(* desde 1996, Jovens e Adultos)

Rua Princesa Isabel 548, Brooklin Paulista